Como saber quando é preciso aumentar a velocidade dos meus sites? O tempo de resposta do site não é apenas um fator que impacta na experiência do usuário final, mas também tem forte influência na otimização de SEO.
Isso significa que você pode estar investindo grandes orçamentos em marketing e estar prejudicando seus resultados com uma classificação inferior nos resultados de mecanismos de pesquisa. Na prática, isso se traduz em menos visualizações, conversão e vendas.
Portanto, se esses são pontos que você precisa otimizar em sua operação, este texto é para você e traz algumas dicas de como aumentar a velocidade das suas páginas na web.
Motivos para aumentar a velocidade dos meus sites
Você pode até se perguntar: “aumentar a velocidade dos meus sites é mesmo necessário?” Quando se trata de experiência do usuário, os experimentos mostram que sim.
O Google, o principal buscador do mercado e que dispensa maiores apresentações, conduziu pesquisas que indicaram que maior velocidade de carregamento está diretamente relacionado à produtividade dos usuários e quanto tempo eles passam em um site.
Estima-se que mais de quarenta por cento dos usuários abandonam um site quando ele demora mais do que 0,34 segundos para carregar as informações. Então não importa se você tem um site bonito, mas que não entrega eficiência ao navegar.
Tudo bem, mas porque isso é importante para os mecanismos de busca? O tempo de carregamento é um dos parâmetros aplicados para classificação nos buscadores.
Quanto mais rápido o carregamento, mais alto tende a ser a posição do meu site nas páginas de busca, claro que a indexação também considera outros fatores, mas a velocidade não deve ser ignorada.
Como aumentar a velocidade dos meus sites?
• Um plano de hospedagem
O caminho mais comum em um primeiro momento é quase sempre optar por uma
hospedagem compartilhada devido ao orçamento. E ela funciona bem até determinado ponto.
Boas ferramentas de gestão de sites, recursos pré-instalados e preço baixo, escondem a realidade de que as hospedagens compartilhadas abrigam até 1.500 sites em um mesmo servidor. Isto além de penalizar a velocidade, deixe o site exposto `a riscos de segurança e reputação do IP, basta um único cliente disparar spams constantes e o IP vai parar nas listas negras.
Ao buscar como aumentar a velocidade dos meus sites fica evidente que eles se tornam mais lentos com o aumento do conteúdo, com atualizações deficientes no caso do WordPress. Ao perceber o problema de lentidão, a troca de hospedagem para uma opção mais avançada ou customizável, é uma ótima solução.
• Cuidado com tamanho de imagens
A quantidade de imagens têm grande impacto na velocidade do site. Quanto maior é o conteúdo, mais lento o site tende a ser. Para resolver o problema, uma alternativa é reduzir o tamanho dos arquivos ou diminuir o número de imagens.
Isto consiste em compreender que o melhor tamanho é a exata dimensão que ela aparece na tela, ao invés de ser redimensionada no código ou usada em um formato sem compactação.
• Revise seu site constantemente
Ao buscar como melhorar a velocidade dos meus sites, uma medida simples é olhar com cuidado para a estrutura existente. Código acumulado, banco de dados muito grandes, plugins excessivos, são fatores que podem influenciar.
A principal forma de ajustar esse tipo de problema é considerar uma limpeza periódica entrando de vez em quando e realizando uma revisão manual da estrutura de legado disponível.
Ferramentas de SEO podem apontar com exatidão os problemas, inclusivo se a demora for relacionada ao servidor.
• Aplique rede de entrega de conteúdo (CDN)
A rede de entrega de conteúdo é basicamente uma rede de servidores mundialmente interconectados que otimizam a entrega de conteúdo para o usuário final considerando sua localização geográfica. São as chamadas CDN, do inglês, Content Delivery Network. Boas hospedagens entregam em parceria este tipo de serviço de cache de arquivos. Na Blocktime Tecnologia utilizamos a
Gocache.
Isso ajuda a aumentar a velocidade dos meus sites já que ao realizar um acesso ele estará recuperando os dados e conteúdo de um servidor mais próximo do local de acesso, ao invés de um único servidor fixo que pode estar distante.
Estas são apenas algumas das opções disponíveis no mercado para auxiliá-lo com melhores resultados de navegação.
Não existe uma solução única para aumentar a velocidade dos meus sites, é preciso analisar o resultado esperado, a condição atual e quais as possibilidades diante de cada cenário para determinar o melhor caminho a seguir!