Conheça a importância e porque as empresas que visam crescimento precisam estar atentas a esse tema diariamente.
Já citamos por aqui, em diversos artigos, que o valor dos dados tem crescido de forma exponencial nos últimos anos e, de 2020 para cá então, nem se fala.Não é à toa que a internet dominou o mundo e a realidade de muita gente. Junto com ela, vieram os acessos a diversas páginas, formulários, cadastros, pesquisas, e-mails, jogos, e-commerces, ou seja, uma infinidade de meios que possibilitam o acesso a tantos dados. Em termos práticos, diariamente temos contato com a ciência dos dados, sem nos darmos conta.Ao assistirmos nossas séries preferidas, fornecemos informações sobre nossas preferências; se efetuamos uma pesquisa sobre os preços de um determinado produto ou serviço, é possível terminar nossas escolhas por marca, valor, etc. A quantidade de informações geradas no mundo digital não tem fim e gerenciá-la torna-se um desafio constante. Fora o que fornecemos além do online. Agora, imagine uma forma de gerir esses dados facilmente e mais: utilizá-los de forma estratégica, preventiva e lucrativa?Não, isso não é um sonho, é mais que realidade. A Blocktime Tecnologia traz, no artigo de hoje, tudo o que você e a sua empresa precisam saber sobre data analytics: o que são, para que servem e quais as principais vantagens da sua utilização. Vem com a gente!
Data analytics, é para ontem!
Nada melhor do que iniciarmos o assunto com o significado de data analytics. Afinal, qual é o verdadeiro conceito? Podemos definir como o estudo dos dados com um objetivo pré-definido. Ou seja, é uma estratégia que busca analisar e compreender todas as informações, gerando insumos para tomadas de decisão mais assertivas. Para que o conceito fique mais claro, entendemos que é relevante diferenciar o data analytics de outros dois conhecidos: o big data e o data science. O big data define a reunião de grandes quantidades de dados e o data science refere-se à ciência que estuda os dados.Em um resumo fácil de entender, podemos conceituar o data analytics como uma estratégia que, dentro da ciência de dados, estuda e analisa as informações reunidas e fornecidas pelo big data.
E como tudo isso funciona?
Depois dessa sopa de letrinhas, você deve estar se perguntando de que forma a estratégia do data analytics opera. Para começar, é importante destacar que existem, dentro dele, três categorias de dados, que são elas:Personal data: são os dados gerados por meio dos tão utilizados dispositivos móveis;Enterprise data: são as informações provenientes das operações financeiras;Social data: elementos que caracterizam o comportamento dos usuários, por exemplo, quais anúncios geram maior número de cliques, ou quais posts geram mais curtidas no Instagram.Além das categorias dos dados, existem fases para que a análise seja realizada: primeiro a coleta, depois a organização, seguido da análise e do desenvolvimento de algoritmo, da visualização e, finalmente, da tão esperada tomada de decisão. O mais interessante e que gera maior valor, são as perguntas realizadas em cada etapa e as respostas e insights que elas podem gerar, possibilitando maior segurança na hora de decidir os rumos diante do cenário exposto.E as possibilidades do data analytics são infinitas: é possível segmentar públicos, segmentos, comportamentos, traçar possibilidades e resultados diante de cada filtro e/ou etapa. Até mesmo traçar estratégias diante de um comportamento específico do consumidor com um produto da sua empresa. Ou seja, um universo de dados a favor do seu negócio!E, se ainda não te convencemos da relevância do data analytics e de quão a frente a sua empresa pode estar ao utilizá-lo, a Blocktime Tecnologia traz algumas das vantagens dessa estratégia:
O produto à frente
Se você está cansado de atuar de forma reativa, realizando melhorias em um produto já lançado, depois de captar a opinião dos consumidores, saiba que o data analytics veio para mudar essa realidade.Com tantas informações, prontas para serem estudadas, que tal utilizar as características comportamentais, as necessidades e as tendências de consumo do seu público-alvo para lançar um produto inovador? Isso mesmo, por meio do data analytics, é possível identificar necessidades que seus consumidores nem sabem que possuem. Quer maior vantagem que essa?
Concorrência?
Outra possibilidade de análise que o data analytics proporciona é o estudo dos seus concorrentes diretos e indiretos e, consequentemente, dos consumidores deles. Essa vantagem, associada a anterior, pode trazer inovações imensuráveis para a sua empresa.
Capital Humano
Outro fator extremamente importante: os colaboradores da sua empresa. Diante da possibilidade infinita do estudo de tantas informações, consegue visualizar o alcance da área de recursos humanos, diante do cenário completo para tomadas de decisões, admissões, desligamentos, economia de processos, etc?
Economia e previsão de faturamento.
Quando a vantagem se resume ao lucro e à economia, não há como ignorar o data analytics. As possibilidades de previsões, estatísticas, testes de cenário e, consequentemente, diminuição de gastos desnecessários com processos, não deixam nada a desejar.Quer saber mais? Há inúmeros cursos de introdução, bem como o acesso a ferramentas que estão ao nosso alcance e que podemos utilizar no nosso dia-a-dia. Treinamentos como os da Data Science Academy e ferramentas como o Microsoft PowerBI são acessíveis para usuários do Microsoft 365, que conseguem ter acesso a inúmeras fontes de dados públicos para serem utilizados em nossas pesquisas, trabalhos, etc. Não há como negar a importância e relevância que o data analytics têm gerado aos negócios. E, se a sua empresa busca estar à frente, com soluções ágeis e inovadoras, é preciso adotar essa estratégia o quanto antes. A utilização do data analytics é possível em todos os tipos de empresa e segmentos do mercado, por diversas áreas. Por esse e por tantos outros motivos, além dos apresentados acima, esse tema tem sido tópico de tantas pautas. Conte sempre com a Blocktime Tecnologia para a manutenção e para a atualização do conhecimento! Até a próxima!