Conheça um dos vilões da internet que tem gerado preocupação a muitos usuários e empresas

Já foi o tempo em que os sequestros aconteciam somente em filmes ou apareciam nos jornais de TV em horário nobre. Hoje eles estão mais presentes em nossas vidas do que imaginamos e mais: são virtuais! Pois é, pode ser complicado assimilar essa informação, mas os ransomwares vêm tirando o sono de muitas pessoas e empresas. Em meio a pandemia virtual, eles têm sido protagonistas de inúmeras notícias. E por mais que você não seja uma celebridade ou que sua empresa não esteja nos rankings nacionais e internacionais, todos podemos ser alvos desse crime. Por isso, nós da Blocktime Tecnologia estamos aqui para te ajudar a conhecer mais desse assunto e, assim, se manter protegido! Imagem mostra homem usando dois computadores

Mas, afinal, o que é ransomware?

Antes de entrarmos no conceito de ransomware, precisamos resgatar o que são malwares. Malware é a abreviação do inglês de malicious software (software malicioso). Dessa forma, são programas instalados criminosamente para, de forma oculta, gerar prejuízos no sistema. E o vilão da vez é o ransomware. Ele é um tipo de malware que é inserido para sequestrar dados e exigir dinheiro em troca. Isso mesmo! Ao se tornar vítima de um ataque de ransomware, seus dados e acessos são bloqueados ou criptografados. E, uma vez atacado, a opção para resgate é, geralmente, um depósito em criptomoedas (quase impossíveis de rastrear) para os cibercriminosos. E não há garantia de que, uma vez que o valor seja depositado, tudo seja restaurado. Está na dúvida se já sofreu esse ataque? Fique “tranquilo”, se você está utilizando seus dispositivos normalmente, ainda não foi alvo. Caso seja, tenha certeza que será o primeiro a saber, pois nenhum acesso será permitido, a não ser a leitura da mensagem com ameaças e dados para transferência.

E como o ransomware ataca?

Diga-me com quem andas… Salvo exceções na vida real, no mundo virtual, por fazer parte da família dos vírus maliciosos, não há como negar: o ransomware ataca de forma clandestina e maldosa. E a intenção é te enganar para que, de forma inocente, você clique em mensagens ou anúncios chamativos como aquela promoção impossível de recusar… Seja por mensagens nas redes sociais, anúncios, e-mails, sites falsos, ofertas de downloads ou aplicativos de mensagens instantâneas, não se iluda, é assim que ele te confunde!

E como posso me proteger?

Focar na proteção é a melhor solução, porque uma vez que o ransomware esteja instalado, deletá-lo é quase impossível, às vezes nem o próprio autor consegue. Então, fique atento com algumas sugestões que podem evitar que você caia nesse golpe. A cada acesso é preciso estar alerta! Além disso, existem medidas que podem evitar que você pague caro por um simples clique. A primeira delas é: desconfie! De tudo e de todos! Mesmo que o que você recebeu seja de alguém conhecido, confira porque o dispositivo dessa pessoa pode estar infectado. Vale a pena também investir em um bom antivírus. Mesmo que seja pago, é uma proteção a mais que, aliada a proteções tecnológicas de IA, pode detectar um ataque e mitigar os riscos. Por mais que os ransomwars mudem o tempo todo, como já falamos por aqui, os antivírus passam por atualizações constantes. Outra informação importante: mantenha o backup sempre atualizado, de preferência em um dispositivo externo, que não fique conectado 100% do tempo, ou em nuvem. Isso evita que, caso você seja atacado, todos os seus dados sejam perdidos. Manter tudo atualizado é obrigatório! Confira sempre se todas as atualizações foram realizadas. Sabemos que muitas vezes postergamos por conta do tempo que leva, mas esse tempo vale muito! O ransomware é apenas um dos diversos vilões do mundo virtual. Precisamos sempre estar informados e prevenidos diante de tantas informações. Os criminosos não param, então nós temos que estar sempre a frente! Por isso, a Blocktime Tecnologia mantém atualização constante para te apoiar nessa batalha. Não deixe de nos acompanhar!