Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the post-smtp domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/sites/block/tecnologia/wp-includes/functions.php on line 6114
Saiba mais sobre Gestão de Vulnerabilidades - Blocktime Tecnologia
A gestão de vulnerabilidades é um procedimento constante, e muitas vezes é feito de forma automatizada que protege sistemas de computador, aplicativos corporativos contra possíveis violações de dados, como também tentativas de ataques virtuais. Portanto, é um setor de extrema importância para qualquer programa que trabalhe com segurança geral. Ao identificar, avaliar e retificar possíveis falhas de segurança, as empresas podem prevenir ataques e mitigar os danos caso venha ocorrer algum ataque. A finalidade das informações extras sobre a gestão de vulnerabilidades, trata-se de como reduzir o risco em toda a empresa, atenuando o máximo possível das vulnerabilidades. Dado o número de vulnerabilidades potenciais e poucos recursos para corrigir, isso pode ser uma tarefa assustadora.

A seguir, você pode acompanhar como funciona a gestão de vulnerabilidades.

Funcionamento da gestão de vulnerabilidades A gestão de vulnerabilidades utiliza diversas ferramentas para prevenir e responder a ameaças cibernéticas. Em um programa eficaz de gerenciamento de vulnerabilidades, geralmente estão inclusos alguns dos seguintes componentes:

• Apuração de vulnerabilidades

Os scanners de vulnerabilidade geralmente executam uma variedade de ensaios em sistemas e redes buscando falhas e possíveis vulnerabilidades comuns. Durante estes testes, são feitas tentativas de exploração das vulnerabilidades mais conhecidas, como: descobrir senhas e logins de usuários; ou o simples acesso às áreas restritas.

• Gerenciamento de patch

O sistema de gerenciamento de patches é mais uma das ferramentas que ajudam as empresas a atualizar os sistemas do computador com os patches de segurança mais recentes. Boa parte das soluções de gerenciamento de patches, verificam automaticamente se há atualizações e notificam os usuários quando atualizações mais recentes estiverem disponíveis.

• Gerenciamento das configurações

O software Security Configuration Manager (SCM) ajuda a manter as configurações do dispositivo seguras, rastreia e aprova alterações nas configurações de segurança do dispositivo e mantém os sistemas em compatibilidade com as políticas de segurança. Diversas ferramentas do SCM garantem recursos que concedem que as organizações verifiquem vulnerabilidades de dispositivos e redes, rastreiem ações corretivas e relatem a conformidade com as políticas de segurança.

• Teste de inserção

O programa que realiza os testes de inserção foi projetado como forma de fornecer ajuda aos profissionais de TI na localização e na exploração das vulnerabilidades nos sistemas do computador. O programa que realiza os testes de inserção, geralmente fornece uma interface gráfica do usuário, o que permite o lançamento de ataques, visualizando os resultados com maior facilidade.

• Ameaças contra inteligência

O programa que protege contra as ameaças, ajudam as organizações no rastreamento, monitoramento, análise e priorizando ameaças, melhorando a segurança. Ao coletar dados de diversas fontes (como bancos de dados e assistentes de segurança), tais soluções contribuem com as empresas na identificação das tendências e padrões, que por sua vez podem identificar possíveis ataques e violações de segurança.

• Reparação das vulnerabilidades

Na reparação estão envolvidas a priorização das vulnerabilidades, identificação das próximas etapas apropriadas e geração de tíquetes de correção para as equipes de TI trabalharem. Por fim, o rastreamento das reparações é um instrumento importante para lidar adequadamente com vulnerabilidades ou configurações incorretas. Não resta nenhuma dúvida de que um sistema de gestão de vulnerabilidade sólido e eficaz não é apenas uma resolução inteligente, mas muito necessária para a segurança de todo o sistema de uma organização. Visto que, todo esse procedimento é importante para que se possa descobrir uma solução de gestão de vulnerabilidades que preencha a brecha entre todas as equipes, maximize os recursos e forneça todos os meios de visibilidade, da avaliação e da reparação em um só lugar.