A Blocktime é uma parceira da Sonicwall que fornece recursos de segurança dos mais variados possíveis ativos da segurança de dados de pequenas e médias empresas, como computadores, e-mail, VPN, antivírus (endpoint) e muito mais, veja aqui em nossa página. As soluções mais conhecidas são os firewalls virtuais ou físicos que protegem o tráfego da internet que os usuários/clientes se conectam de algum local (Exemplo: um escritório, um ambiente de servidores em nuvem).
A partir daí é preciso conhecer o papel fundamental dos firewalls contra o vazamento de dados de usuários – o principal eixo de sustentação da LGPD– a Lei Geral de Proteção de Dados ampara-se no fato de que cada empresa deve se responsabilizar pelos dados de usuário que trafegam em seus sistemas e ser responsabilizada no caso de vazamento destes dados.
A LGPD determina alguma boas práticas na coleta e armazenamento de dados e algumas delas estão diretamente relacionadas às tecnologias necessárias e/ou disponíveis para a proteção do acesso à informação, movimentação e transporte seguro dos dados, anonimização etc.
Cabe às empresas se adequar e compreender que a Lei não é coercitiva e sim, uma questão de bom senso. Dados pessoais vazados podem causar transtornos inimagináveis às pessoas e, se a empresa se conduz a captar esses dados para seus fins comerciais, nada mais justo de que assuma a responsabilidade pela proteção dos mesmos.
A lei engloba da coleta dos dados e seu uso dentro das organizações e ainda impõe a disposição de que o titular dos tenha a possibilidade de solicitar sua completa remoção dos bancos de dados e destruição.