5 dicas para adotar a cibersegurança e proteger seus dados

Acompanhe com a gente como a adoção de pequenas práticas, podem aumentar a sua segurança no universo digital. 

Não há como negar que a cibersegurança tem sido tema recorrente de diversas pautas atuais e nem sempre ela recebe todos os holofotes necessários. A Blocktime Tecnologia abre mais uma vez esse espaço para destacar quem realmente merece a sua atenção. Preparado? 

Já parou para pensar o quanto a tecnologia está inserida no seu dia a dia? Vamos propor um exercício de reflexão: do instante em que você acorda, ao momento em que deita para dormir, existe algum segundo em que ela não está presente? 

Celulares, smart tvs, relógios, balanças, notebooks, as companhias digitais diárias não têm fim… se temos alguma dúvida, acessamos diretamente ao Google, para atualizações de documentação, reservas em restaurantes, busca e agendamento de viagens, consultas, compras, tudo é pelo meio digital. Dificilmente atendemos alguma ligação.

Prático? Muito! Mas precisamos estar alertas: a agilidade com que acessamos tudo o que precisamos é proporcional à rapidez com que disponibilizamos os nossos dados e, como já falamos por aqui, as informações têm ocupado um lugar valioso no mercado digital.  Qualquer elemento encontrado pode tornar-se um grande risco.

Inclusive, esse assunto já foi abordado pelo nosso CEO, João Carlos Nogueira Guirau. Saiba mais e descubra como se prevenir e evitar a perda ou o vazamento de dados na internet.

E, não há como abordar esse tema sem mencionar a cibersegurança. No nosso artigo de hoje, trouxemos cinco dicas que podem te ajudar a proteger os seus dados no seu cotidiano. Ações simples podem te ajudar, e muito!  Vem com a gente!

Imagem mostra símbolo de segurança cibernetica

Proteção nas redes sociais

Nossa primeira dica é sobre as queridinhas para a divulgação de informações. As redes sociais são fontes fáceis e a sua vulnerabilidade merece destaque. Mas há como torná-las aliadas. 

Para começar, fique sempre atento aos conteúdos divulgados, e faça sempre a seguinte reflexão: o quanto eu posso ficar vulnerável diante desse post? Reavalie constantemente seus seguidores, ativação de localizações, marcações automáticas, etc.

Além disso, acesse as configurações de cada uma delas e habilite a restrição às informações dos perfis. 

Login por meio das redes sociais

Nossa segunda dica ainda é sobre as preferidas dos usuários. Evite realizar acesso e logins em sites por meio das redes sociais. Essa ação aumenta a vulnerabilidade e permite acesso do site a todas as informações disponibilizadas por lá. 

Permissão para quem?

Acesse as configurações do seu dispositivo móvel e reavalie as permissões de todos os aplicativos. Temos certeza que tem muito acesso desnecessário por lá, fique atento! Na vida pessoal a gente não sai contando tudo para todo mundo, porque na vida digital precisa ser diferente?

Imagem mostra pessoa segurando celular e na tela aparece símbolo de cadeado (segurança)

Eu não vou repetir…

Essa dica pode parecer básica, mas é essencial: não repita as mesmas senhas em diversos sites. Facilita a vida, nós sabemos, mas também te garantimos que quando a complicação vier, a praticidade não terá valido a pena. Se algum hacker consegue acesso aos seus dados de um local, automaticamente ele tem acesso a tudo… fique atento!

Duas vezes nunca é demais!

Ative todas as verificações em duas etapas. Essa ação dificulta os acessos e, quanto mais dados de acesso forem incluídos (frases extras no processo de login, por exemplo), mais seguro você estará. Lembre disso!

E aí? Gostaram das dicas que nós da Blocktime Tecnologia separamos para vocês? Esperamos ter te ajudado a entender a importância de adotar a cibersegurança nas suas ações cotidianas. 

Nós estamos sempre empenhados em garantir que os nossos clientes tenham acesso a informações que possam facilitar cada vez mais no dia a dia. Se você possui alguma dúvida ou alguma pauta que deseja ver por aqui, entre em contato com a gente! Até a próxima!

Related posts

Leave a comment