A bateria é a primeira coisa que deve ser observada na aquisição de um equipamento de alta utilização, por isso é tão importante saber mais sobre baterias. Você já deve ter visto patinetes e drones sendo vendidos à preço de banana por conta de problemas com as baterias, isso se explica pelas baterias self discharge serem uma das peças mais caras que equipam esses dispositivos. As baterias de Lítio são basicamente de dois tipos, as de Lítio-Polímero (Li-Po) e as chamadas de Lítio-Íon (Li-Ion). Além das peculiaridades químicas, as Li-Po geralmente são produzidas em formato de “pacotinhos de polímero embalados à vácuo”, já as de Li-Íon são capas metálicas semelhantes às pilhas, são bastante utilizadas em bancos de bateria para notebooks.

Vida útil das baterias de íons de lítio

A vida útil das células de íons de Lítio, dentre as baterias de mercado atualmente, são as mais longevas e dependem da tecnologia utilizada na fabricação e outras muitas variáveis, a otimização das baterias tem sido um desafio constante na indústria. Normalmente a sua durabilidade média prevista é calculada em ciclos. A maneira didática de explicar os ciclos, apesar de imprecisa, pode-se dizer que 1 ciclo é cada vez que o equipamento é desligado. Um ciclo de carga é quando você usa toda a alimentação da bateria, o que pode acontecer em mais de uma carga. Por exemplo, você pode usar metade da carga do notebook em um dia e, depois, recarregar totalmente a bateria. Eis um ciclo. E quantos ciclos comporta uma bateria de íons-lítio? Não há um número preciso, pois depende demais do uso racional da bateria, a bibliografia sobre o assunto sugere em média 500 ciclos. Em tempo isso significa vários anos.

6 dicas para prolongar a vida útil das baterias li-ion

Sendo práticos e diretos, para aumentar a durabilidade das baterias:

Calibrar

A calibragem consiste em dar uma carga completa de 0 a 100% quando o equipamento é novo, descarregar totalmente e tornar a carregar. No entanto, não é bom que esse procedimento seja rotineiro. Esta é uma recomendação recorrente dentre alguns fabricantes. Os ciclos completos. É melhor procurar manter as baterias acima dos 50% de carga do que esgotá-las frequentemente.

Calor

O maior inimigo das baterias, isso inclui tanto a temperatura ambiente e incidência de sol, quanto o calor do próprio equipamento.

“Dormir” carregando.

Embora as baterias modernas venham com dispositivos que podem desligar a alimentação depois da carga completa, há sempre a possibilidade do recurso falhar.

Descarga

Evitar a descarga completa, o zero total. A bateria utilizada com a carga entre 80% e 30% são mais duradouras. As baterias de Íons de Lítio, também chamadas de Lítio-íon ou íons-lítio são as baterias mais comuns em equipamentos eletrônicos como smartphones e notebooks, mas a tecnologia vai muito além disso. Tem sido cada vez mais importante dominar as técnicas de armazenamento de energia, pois além da autonomia que a tecnologia de íons-lítio tem garantido aos equipamentos mais comuns, estas baterias agora equipam drones, IoT, drones e já há protótipos inclusive de aviões.

Por que as células de Lítio são tão utilizadas?

Baterias de células de íons de Lítio têm a grande qualidade de oferecer uma vida útil prolongada que por si só, já é uma garantia de qualidade para o equipamento, outro destaque é a ausência do efeito memória, que comumente é caracterizado pela degradação do ânodo e/ou do eletrólito e e a maior capacidade de acúmulo de energia. Com o avanço dos processos fabris, elas se tornaram muito viáveis e podem ser produzidas em diversos formatos e camadas de células buscando o aumento da capacidade, corrente, tensão e durabilidade. As baterias de íons de lítio também podem ter células fabricadas de acordo com a necessidade prática, orientada normalmente pela taxa de descarga como as que equipam os drones, automodelos, etc. As características principais destas células são a maior self discharge e a propriedade de pode ser recarregada de forma mais rápida com uma alta corrente elétrica em um dos estágios de carga. As baterias voltadas a prover uma taxa de energia menor e mais contínua são fabricadas taxas de descarga/recarga menores e a vida útil mais prolongada. É o caso das baterias de notebook, por exemplo.