A CDN – Content Delivery Network, é um mecanismo que é utilizado para efetuar a distribuição de conteúdos digitais pela internet em todo o mundo com a utilização de vários servidores espalhados pelo globo, possibilitando uma utilização mais segura e com mais eficiência. Desde o final dos anos 90, as CDN vem sendo utilizadas por sites acelerar a entrega de conteúdo multimídia e pelos sites de e-commerce, para prover melhor experiência de usuário. Neste texto, falaremos um pouco mais sobre o que é a CDN, e quais são as suas vantagens. Veja a seguir.

O que é de fato uma CDN

Uma CDN nada mais é que uma rede que permite a distribuição de informações, fornecendo dados de uma forma muito mais veloz e para uma quantidade muito maior de usuários. Estas redes normalmente possuem diversos servidores ao redor do mundo, alimentados por conexões web ultrarápida. Com isso, ela consegue entregar de uma forma muito mais rápida os conteúdos que são solicitados pelos usuários, como: imagens, CSS, JS entre outros.

Em resumo: elas fingem ser o site de seus clientes quando se tratam de conteúdo mais pesado e lento. A CDN consegue utilizar servidores que se encontram mais próximos dos usuários, recurso que serve para reduzir o tempo de atraso dos conteúdos, é a redução da latência, tempo de carregamento. Há algum tempo, os servidores que abarcavam a CDN, eram comumente utilizados no armazenamento de informações pesadas. Na atualidade, estes servidores são capazes de armazenar sites completos, incluindo os códigos fontes. Deixando toda a navegação mais célere e segura. Além de suportar uma melhor latência de uma página, as CDN’S, suportam também grandes tráfegos, ou seja, muitos usuários ao mesmo tempo, sendo assim vitais no caso de grandes demandas.

Tipos de CDN

Vale ressaltar, mesmo que brevemente, os tipos existentes de CDN. Que são: • Redes privadas: Têm seu acesso restrito a um grupo pequeno de usuários, funcionando como um cluster particular de servidores; • Protocolos de serviço de conteúdo: Nessas redes, os conteúdos são distribuídos em um site. Que são projetados, hospedados e gerenciados para esta finalidade; • P2P: São aquelas redes que são conectadas por computadores particulares.

Vantagens da utilização da CDN

As CDN’s se tornaram uma excelente opção estratégica, indo muito além dos armazenamentos de cache de um site. A seguir, iremos listar as principais vantagens da utilização da CDN para o seu site e e-commerce. As principais vantagens são: • Uma navegação mais veloz. Mesmo com todo o tráfego da internet, viajando numa velocidade extrema, a utilização de servidores mais próximos aos usuários traz uma experiência muito melhor. Reduzindo os intermédios nas emissões de informações e na entrega no seu computador. • Tolerância maior em fluxos intensos de acessos Há muitos sites que são acessados de forma simultânea por milhares de usuários. Com o uso da CDN, mesmo com esse imenso fluxo, não haverá problema na navegação. Pois esta irá utilizar os servidores mais próximos de cada usuário, dando conta da demanda imensa a que foi submetida. • Uma melhor estabilidade aos sites Seja um site informativo, e-commerce ou qualquer outro tipo, a utilização da CDN garante que o site não irá sair do ar. Os bancos de dados possuem infraestrutura e tecnologia superior, capazes de garantir a estabilidade necessária para manter o site sempre no ar. • Melhora nos resultados orgânicos (SEO) Uma estratégia que é muito importante no SEO, é a velocidade apresentada pelo site. O Google leva esse fato em consideração, quando vai ranqueá-lo. Com o uso da CDN, as chances do seu site figurar entre as primeiras opções no site de busca são enormes.

Conclusão

A utilização da CDN, além das inúmeras vantagens citadas, possui uma redução de custos se tratando da manutenção do site no ar. O que para qualquer empresa é de muita importância. Nem todo tipo de site necessita do uso da CDN, os principais segmentos em que o uso da CDN é recomendado, são os sites de e-commerce, jogos online, publicidade e instituições financeiras. Um bom exemplo de eficácia na utilização da CDN, é a GoCache. A empresa utiliza tecnologia própria de última geração, potencializando e-commerce gigantes como a Eurofarma, Hering e Petz. Agora, já sabendo o que é a CDN e sua função, fica mais fácil posicionar o seu negócio junto ao Google. Além de trazer mais segurança para as operações. Consulte a Blocktime Tecnologia e adquira uma CDN GoCache, capaz de melhorar em muito a performance de seus sites