Com as mudanças digitais que crescem cada dia mais, as invasões e ataques cibernéticos também começaram a aparecer de maneira mais incisiva, por isso, surge a necessidade de tratar sobre as avaliações de riscos de segurança em sua empresa. Grande parte dos ataques virtuais ocorrem diretamente por uma falha humana ou vulnerabilidades de sistemas que poderiam ter sido evitadas. No entanto, ainda é difícil encontrar empresas que de fato entendam essa necessidade e apostem na avaliação. Por menor que seja um determinado ataque, se sua contenção não é realizada, a chance dos prejuízos serem maiores é muito grande. Afinal, se já está dentro do seu sistema, o que impede o invasor de aumentar seu campo de ataque e ir em lugares não pensados anteriormente?

O que são avaliações de riscos de segurança?

De maneira geral, podemos entender as avaliações de risco como sendo um grande raio-x feito dentro de uma empresa. Nesse caso, o objetivo principal é buscar brechas, vulnerabilidades ou gargalos em processos que, de alguma forma, representem a possibilidade de um ataque. Com isso, é a maneira mais eficiente de proteger os ativos da empresa, que podem ser desde servidores, sites e documentos até uma simples informação em um banco de dados. Por exemplo, imagine que sua empresa é de contabilidade e possui dados bancários de clientes. Agora, imagine que essa base de dados com informações confidenciais é roubada. Aqui, sua empresa acabou de perder um ativo e um dos mais importantes devido ao seu segmento. Hoje em dia, os ataques virtuais se concentram mais de 70% apenas em roubar informações e dados importantes. Por isso, devem estar na lista principal dos seus ativos e de tudo que deve ser protegido. Saber o que possui de valor é o primeiro passo para conseguir impor uma avaliação de risco que funcione efetivamente. Assim, basta pensar em perdas com prejuízos financeiros, morais ou judiciais.

Como realizar uma avaliação de risco?

Apesar de querer, muitas vezes falta uma definição de como realizar a avaliação de riscos de segurança de uma forma que realmente faça sentido e seja eficiente. Em primeiro lugar, apenas o fato de já determinar seus ativos é um primeiro passo importante. Agora, vamos conhecer outros pontos fundamentais para uma avaliação de risco consistente:

O que ameaça seu negócio?

Mesmo focando nos ataques virtuais por serem a grande preocupação dos dias atuais, no momento de definir uma avaliação de risco, você deve pensar em tudo. Isso implica dizer que, na prática, tudo que ameaça sua empresa dentro ou fora das redes deve ser considerado. Assim, se seu escritório ou loja física estão localizados em lugares perigosos, já deve ser considerado como ameaça. Da mesma forma, precisam ser analisados os critérios pessoais de colaboradores, como o conhecimento de cada um sobre segurança da informação. Ao conseguir reunir todas as ameaças, físicas ou não, você consegue ter uma visão mais ampla do negócio.

Vulnerabilidades e gargalos de processo

As ameaças encontras anteriormente são visíveis, fazendo com que você consiga perceber cada uma delas de maneira simples e rápida. No entanto, existe um problema nas análises feitas de maneira superficial: os gargalos e vulnerabilidades não encontradas de primeira. Imagine, por exemplo, que seu sistema está em uma versão completamente desatualizada e você não faz ideia. Nesse caso, é uma vulnerabilidade perigosa e pode ser a porta de entrada para um invasor. Por isso, apesar de definidas as ameaças, é necessário também realizar o levantamento de vulnerabilidades de tudo que envolve a empresa, certificando-se de mapear os pontos de atenção.

Matriz de risco

Uma das principais formas de conseguir gerar uma boa avaliação de segurança é a construção da matriz de risco. Nessa matriz, você deve classificar cada ameaça e vulnerabilidade encontrada pelo seu nível de impacto. Assim, separando-as em baixo risco, médio, alto ou até mesmo crítico. Com isso, é possível criar um plano de tratamento de riscos de segurança que de fato funcione e ataque os problemas principais primeiro. Avaliações de risco nem sempre são muito agradáveis de fazer, afinal, ninguém gostaria de encontrar problemas de segurança no seu negócio. No entanto, sem elas, as probabilidades de uma invasão ou de uma perda total de recursos acaba sendo bastante alta.