A Lei Geral de Proteção de Dados, ou simplesmente LGPD, é uma das adequações mais importantes de serem realizadas por qualquer empresa nos dias atuais. Além de proteger os dados de seus clientes, também evita problemas judiciais. Apesar de muito se discutir sobre o tema, ainda é comum encontrarmos empresas que não sabem exatamente como se adequar ao que é exigido na LGPD. Antes disso, as empresas cuidavam e utilizavam os dados de clientes da forma como parecia ideal no momento. Depois da lei entrar em vigor, essa tratativa passou a ser obrigatoriamente feita com base nos critérios estabelecidos, sob possibilidade de sanções legais. Com essa determinação, muitas empresas acabaram precisando se reinventar e reinventar seus processos. Sabendo disso, no artigo de hoje vamos tratar sobre quais cuidados de TI sua empresa deve ter para conseguir estar em conformidade com a LGPD. Lembre-se que, mais do que legalidade, a adequação também traz confiança para os usuários, aumentando sua possibilidade de clientes.

1. Monitoramento de riscos

Uma das principais mudanças que a LGPD trouxe para o mercado foi a necessidade de monitoramento por parte das empresas. Com isso, é essencial que o seu negócio tenha a chance de encontrar possíveis problemas antes que eles se concretizem. Na prática, isso significa implementar funcionalidades e sistemas capazes de analisar algum risco de vazamento de dados, manipulação indevida ou acesso não autorizado. Dessa forma, seria uma ação de prevenção, para evitar que se transforme em prejuízo.

2. Gestão de documentos

Antes de implementar novas funcionalidades para estar em conformidade com a LGPD, sua empresa precisa analisar e readequar o que já existe. Ou seja, é necessária a revisão de contratos, certificados ou qualquer documento que trate de dados no negócio. Assim, esse mapeamento precisa ser feito para unificar os setores, evitando que cada polo da empresa atue com um planejamento diferente na administração de informações. Imagine, por exemplo, cada setor com uma política diferente de envio de documentos. A chance de ocorrer um envio errado ou uma alteração indevida é muito alta, e esse tipo de ação pode sim ser enquadrado na Lei Geral de Proteção de Dados. Proteger os dados não diz respeito apenas ao modo como se consegue eles, mas também em como os mantém.

3. Mapeamento de risco

Muito parecido com o processo de monitoramento de risco, o mapeamento normalmente é realizado antes. Isso porque, nessa etapa, a empresa deve pegar cada um de seus processos e destrinchá-los. Assim, é possível perceber onde estão possíveis gargalos ou, ainda, quais processos devem ser completamente modificados. Ao identificar processos mais problemáticos, são automaticamente enviados para o monitoramento, que já citamos anteriormente.

4. Conscientização da equipe

Não existe uma forma eficiente de adequação na LGPD sem a participação de todos os envolvidos nos projetos e processos da empresa. Dessa forma, estamos falando de uma política efetiva de treinamentos, palestras e capacitação. Ainda que você queira que sua empresa esteja em conformidade, pouco ou nada adianta se esses ensinamentos e necessidades não forem passados aos funcionários. Afinal, são os colaboradores que estarão diariamente lidando com questões de dados e informações.

5. Políticas internas

Indo de encontro ao tópico anterior, a melhor maneira de garantir a implementação e principalmente a continuidade da LGPD no seu negócio é tornar um tema oficial. Ou seja, você precisa criar uma política interna de segurança de dados e informações. Nessa política, o ideal é esclarecer os processos, determinar os responsáveis por cada área de proteção e mostrar como devem ser tratados casos de erro ou problemas de tratamento de dados. Por meio da política interna, sua empresa inteira começa a trabalhar com maior sinergia, evitando os gargalos naturais ao pensar em vários setores diferentes trabalhando em suas necessidades próprias. A conformidade com a LGPD é uma das maiores conquistas da segurança da informação, e sua empresa precisa se adequar a ela, para ter cada vez mais confiança dos clientes e possibilidades de atuação.